sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bulling

  É comum encontrar entre os adultos uma quantidade considerável que tráz consigo as marcas dos traumas que adquiriram nos bancos escolares. São marcas que se evidenciam pelos prejuízos em aspectos essenciais à realização na vida, como dificuldades de lidar com perdas, relações afetivas, familiares e sociais, ou no desempenho profissional. Essas pessoas foram submetidas às diversas formas de maus-tratos psicológicos, verbais, físicos, morais, sexuais e materiais, através de zoações, apelidos pejorativos, difamações, ameaças, perseguições, exclusões. Brincadeiras próprias da idade? Não. Esses atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente, em desigualdade de poder, caracterizam o bullying escolar. O bullying tem sido ao longo do tempo, motivo de traumas e sofrimentos para muitos, sendo ignorado pela maioria das pessoas, por acreditar tratar-se de “brincadeiras próprias da idade” ou ser necessário ao amadurecimento do indivíduo, sem, contudo, considerar os danos causados aos envolvidos. Dessa forma, estamos diante de um grande desafio. As dimensões identificadas do problema, nos remetem a olharmos para o vazio que se evidencia na convivência familiar e escolar, pois é notório entre os alunos a carência afetiva e a ausência de modelos humanistas que lhes sirvam de referencial. E que a prática da solidariedade, cooperação, tolerância, empatia, respeito às diferenças e compaixão caracterizem a atitude de amor das instituições de ensino e da família, em busca da construção da paz.  Ademir Neto.

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever violências físicas ou psicológicas, intencionais e repetitivas. Bullying também é conhecido como agressão social, ele é mais frequente em agressores meninos; a agressão social indireta é mais comum como o sexo feminino e crianças pequenas e é para forçar isolamento social. Este isolamento pode ser através de uma vasta técnica, por exemplo: Espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, criticar o modo de se vestir, a etnia, a religião e etc..
Joanne Cortêz
Sabe aquela famosa lei de Newton que fala que para toda ação existe uma reação ?
Ela também pode ser aplicada a outros problemas além da física , um exemplo é o bullying  . Respeito não se faz se conquista certo? 
 Mas nem todos concordam … Para os  acham que agressões físicas e verbais o fazem a  pessoa mais respeitada do meio está enganada , a única coisa que conseguem é o desprezo .
  O  incrível é que muitos que praticam essas agressões acabam colocando a culpa em seus pais ou na forma em que foram criados , mas como eu já havia citado no blog ” o processo de aprendizagem não explica o processo integrativo da mente humana  ”.
 Sempre sofremos as consequências do que fazemos  ,seja o sucesso do bem ou o fracasso do mal …

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Critica e observações, são bem vindas.